top of page

O INSETÁRIO TRADICIONAL E A METODOLOGIA DE CONTRUÇÃO

A conservação dessas espécies pode ser também por via úmida, no caso das larvas, ou por via seca (a mais utilizada para as espécimes adultas), em caixas de papelão ou madeira, com naftalina para evitar a deterioração por fungos. Coletados e devidamente conservados, os insetos são identificados com etiquetas que apresentam informações como: filo, classe, ordem além do local, data e o nome do coletor.

 

Os insetários, para fins de estudo, são construídos com uma metodologia própria de captura e conservação das espécies. Para a coleta dos insetos, os principais manuais disponíveis, recomendam o uso de pinças, peneiras e redes entomológicas. Feita a coleta dos insetos, as espécies precisam ser sacrificadas por via úmida (álcool 70%) ou por utilização de gases como o éter ou clorofórmio, por exemplo. 

 

A Figura 1 mostra uma coleção de insetos, elaborada pelos estudantes da Escola Básica, no ano de 2005, com diversas espécies de insetos coletados e catalogados, em uma caixa de madeira:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 1: insetário tradicional produzido pelos estudantes do Ensino Médio, no ano de 2005, acervo do laboratório de Biologia.  Fonte: MACHADO, E. F em 24 de jun. de 2015.

bottom of page