PORQUÊ CONSTRUIR UM INSETÁRIO VIRTUAL
Considerando os passos para a construção de um insetário tradicional e, após a leitura do documento orientador das práticas envolvendo seres vivos na Escola Básica, a justificativa para a construção do insetário virtual baseia-se nesse documento, embasado em leis e resoluções, federais e estaduais, como também nos princípios ecológicos da complexidade de relações entre os seres vivos para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Entre as Leis que orientaram a construção do documento orientador de práticas com material biológico, na Escola Básica, podemos citar:
Considerando as orientações, embasadas nas leis, resoluções e estatutos acima descritos, torna-se inviável a construção de um insetário tradicional na Escola Básica.
Mas, além dos aspectos legais, os estudantes precisam respeitar as relações ecológicas estabelecidas entre os seres vivos na natureza, considerando a multiplicidade e complexidade dessas relações.
Embora os insetos constituam o maior grupo de seres vivos do nosso planeta, retirá-los e sacrificá-los para uma coleção de insetos, rompe com o equilíbrio do ecossistema onde se encontram. Além disso, o discurso da preservação ambiental pode se esvaziar, uma vez que, na teoria comenta-se a importância da preservação e, na prática, estimula-se a captura dos insetos.
Por isso, a opção metodológica desse guia baseia-se na construção de um insetário virtual tendo como premissa que “da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças”, ideia essa presente em trilhas ecológicas em unidades de preservação e conservação ambiental.