top of page

CONTEXTUALIZANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO RENASCIMENTO

O Renascimento (séculos XV e XVII) caracterizou-se como um movimento de transformações nas artes, na filosofia e nas ciências, rompendo com as tradições da Idade Média e construindo bases para a Idade Moderna.Iniciou-se na Itália, ainda no século XIV e estendeu-se pelo continente europeu. Nesse período ocorreu um resgate dos fundamentos do humanismo, cujas bases encontravam-se na Antiguidade Clássica.


O movimento renascentista inspirou poetas, escritores, pintores e cientistas, sendo possível observar, em várias produções do período, uma profunda relação entre arte e ciência. Ilustrações de seres vivos, em especial de plantas e animais, permitiram uma vasta produção científica na Alemanha, Holanda e Inglaterra, estendendo-se, mais tarde, para outros países europeus, devido as técnicas de impressão e pintura que foram se desenvolvendo no período.


Nesse contexto renascentista, uma mulher de talento artístico e científico admirável, pintou aquarelas retratando diversos seres vivos, com um enfoque especial aos insetos e suas transformações: Maria Sibylla Merian. 

bottom of page