
SEQUÊNCIA 4
Objetivo: instrumentalizar os estudantes na construção coletiva do insetário virtual com a mediação dos smartphones e Instagram.
Problematização
Atividade 1: Para iniciar a problematização, assistir com os estudantes o vídeo em homenagem ao 366º aniversário de Merian, homenagem do “Doodle Google” em 02 de abril de 2013. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AlGD7R7bmjk Acesso em 20/02/2015.
Atividade 2: Questões problematizadoras:
-
Por que Merian é considerada uma mulher que contribuiu para a entomologia?
-
O que é a Entomologia?
-
Qual a importância dos seres vivos estudados pela Entomologia para a manutenção da vida na Terra?
-
Como são feitas as coleções de insetos? Qual a finalidade delas?
-
Quais os benefícios e prejuízos da organização de uma coleção de insetos?
-
Considerando as múltiplas relações que os insetos tem entre si e com o meio você considera necessário fazer essas coleções com a captura de insetos enquanto estudante da escola básica? Justifique.
Organização do conhecimento
Atividade 3: Apresentar para os estudantes um mapa de conceitos sobre o Filo Artropoda com suas respectivas classes, caracterizando especificamente a Classe Insecta.
Atividade 4: Mostrar para os estudantes uma coleção de insetos do laboratório de Biologia.
Atividade 5: Exposição oral e dialogada sobre a construção e organização de um insetário bem como das leis ambientais que impedem a construção de insetários na escola básica.
Atividade 6: Com os smartphones consultar o acervo dos insetários virtuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ou o Museu Entomológico da ESALQ-USP (Universidade de São Paulo).
Aplicação do conhecimento
Atividade 7: Em grupo, com os seus smartphones pedir para os estudantes discutirem o que é possível fazer com o aplicativo Instagram na produção de imagens. Na sequência, solicitar que eles também discutam as possibilidades do aplicativo para a construção coletiva do insetário virtual.
Atividade 8: A partir das ideias apresentadas pelos estudantes, incentivá-los a fotografar os insetos na natureza
Atividade 9: Com as imagens produzidas pelos estudantes, solicitar que eles classifiquem os insetos com filo, classe e ordem colocando, ainda, local, data da coleta e curiosidades pesquisadas. Compartilhar as imagens no insetário virtual.
Atividade 10: Refletir com os estudantes a construção do insetário virtual: o papel das tecnologias, as relações complexas entre os seres vivos e o pioneirismo de Maria Sibylla Merian.